19.1.06

A Dona Maria dá noticias!

Esta é a verdade… «descobri o meu Alfredinho no tasco daquele sujeito que diz que é seu amigo e que me olha de cima a baixo». A tão desolada Dona Maria, pelo que parece, continua na sua frustrada luta… já fez o diagnóstico e diz que as couves, este ano, também não vão crescer. «Sabe, o ano que passou foi mau porque não caiu uma chuvinha… no meu tempo….» Este ano será mau, mas ainda não sabe muito bem porquê. Pois é Dona Maria, não desespere porque a bela da sua couve-galega um dia dará de si!

7 comentários:

a disse...

em jeito de preocupação [e com um pouco de cusquice à mistura] tenho que to contar. outro dia no café, o manel da tina [aquele que era casado com a albertina, cunhada do alfredinho de mondim. deus a tenha. ó se fazia frio, e ela era tão velhinha]contou-me que em outubro foi buscar lenha a casa da d.maria e que a encontrou ao frio. sentada. em frente às couves com um terço nao mão.
temos que fazer qq coisa. todos sentimos falta e saudades dessa sra que nos é tão querida.

en_j disse...

pobre! então foi por isso que ela não apareceu... porque estava a rezar o terço juntos às suas ingratas couves-galegas, que não querem crescer. a ver vamos, o que podemos fazer! entretando, não deixes de me contar o que chegou aos ouvidos da Albertina, sim essa que é cunhada do Alfredinho, marido da Dona Maria... porque ela diz que disse, mas sabe sempre tudo... aí mulher aquela... mesmo assim, não te fies!

a disse...

onde andas com a cabeça? a pobre da albertina já partiu. quem me contou foi o viuvo [o manel da tina]. deus a tenha.

en_j disse...

vê lá como as coisas são?!?! então não é que a mim tinha chegado a noticia, de que quem tinha partido tinha sido a Sãozinha, aquela, a viúva do falecido Quim da mercearia... afinal, foi a Albertina... mesmo com o seu mau feitio, que Deus a tenha...

a disse...

já há noticias da d.maria por esses lados? o alfredinho disse-me que a viu para os lados de tomar. já não percebo nada.

en_j disse...

d.maria manterá o segredo guardado a 7chaves...tanto sobre o seu desaparecimiento como sobre a insistente 'má disposição' das suas couves-galegas. contudo, sei que o alfredinho é um mentiro e que a d.maria oferece seu esplendor todos os dias ao anoitecer.

a disse...

o que? a d.maria namora para o alfredinho? não posso... o alfredinho que se cuide que já não está para as curvas como quando o conhecemos.
aquela d.maria não ganha juizo mesmo. tsss...quem diria. ai se o manelito fosse vivo...